Enfrentando a doença de Alzheimer com sabedoria

Posted: julho 6, 2016-Likes: 0-Comments: 0-Categories: Saúde

Um belo e extenso título, mas que tipo de consciência os meios de telecomunicações passam?

Os portadores desta doença:

– tem problemas de memória,
– alterações de comportamento,
– não conseguem construir frases,
– não reconhece pessoas,
– alimentação alterada,
– sono alterado,
– problemas de locomoção…

E inúmeras outras situações.

Todo cuidador ou filho ou cônjuge vai se queixar e ter problemas em cuidar, o estresse e a depressão, e até solidão nesta fase é complicado de lidar, pois alem de ter de aceitar a doença ele tem que se adaptar a uma nova pessoa que está ali ao seu lado, pois com toda certeza não é mais aquela que conheceu e conviveu.
O que ninguém fala é a outra parte que após tudo isso, muito mais difícil de encarar, pois é nesta fase onde se vê a verdadeira cara do Alzheimer. Como a própria definição: doença degenerativa do cérebro! Pode se presenciar a destruição do corpo em função da não ação do cérebro.

O paciente acama, emite alguns sons incompreensíveis, olha para o nada, ou permanece de olhos fechados, não consegue de alimentar, não sabe mais engolir, instala-se a sonda e o uso de alimentação especial se faz necessária, fisioterapia já não faz mais efeito e os músculos vão sumindo e a perda de peso é inevitável, devido a alteração da alimentação é preciso ajustes pois o intestino já não funciona muito bem, ora prende ora solta, e tudo de maneira bem radical.

Com o emagrecimento a caquexia se faz presente e com isto é normal a atrofia dos músculos restantes e nervos, pernas, braços e dedos vão dobrando, e como estão acamados por mais que cuidemos e mudemos a posição nos intervalos recomendados as escaras começam a aparecer, necrosando o local, causando mais transtornos e em alguns casos até é necessário a retirada deste material necrosado para que novos tecidos voltem a nascer.

O sistema venoso também sofre com tudo isso, as paredes das veias se tornam frágeis, e se houver necessidade de aplicação de soro é comum ter que haver várias trocas de lugar até encontrar local firme o suficiente para receber o medicamento. Também problemas de inchaço em virtude de problemas de circulação.

Ao final de tudo isso, temos no leito uma pessoa em pele e osso em posição fetal. E com toda sinceridade, que sempre usei, estamos implorando neste instante que cesse o sofrimento.
Por isso quando houver coragem para mostrar esta realidade, talvez a cura também seja mais rápida!

Eu fiz minha parte!!!

Prev / Next Post